quarta-feira, 29 de abril de 2015

A DOR DO SALMISTA - SALMO 88


Leia o Salmo 88.
Esse salmo não deve ser menos apreciado por conter uma profunda mensagem de dor do salmista, é uma passagem que merece toda a nossa atenção, pois é mais um texto das Sagradas Escrituras.
Já faz algum tempo que eu não tenho postado com tanta frequência no blog. Eu vinha orando a Deus por um texto bastante relevante e que contribuísse para a vida de algumas pessoas. O que motivou-me a meditar nesse texto é o fato dele estar sendo a minha meditação nesses últimos dias.
 Normalmente quando lemos algum salmo que contenha uma intensa lamentação nós já ficamos atentos para o final do texto, que é quando o escritor declara a sua alegria em Deus, ou seja, ações de graças. No entanto, esse salmo não segue esse modelo, uma vez que ele termina com o salmista lamentando por estar cercado por pessoas más.
 Apesar de todo sofrimento do salmista, fica bem claro para quem ele pede socorro: a Deus! O texto inicia com o escritor dizendo que o Senhor é a sua salvação. Todos nós deveríamos iniciar as nossas orações adorando ao Eterno Deus, louvando ao único capaz de livrar-nos dos sofrimentos, ao Único digno de todo louvor, aquele que nos salva da morte eterna.
 O nosso Senhor Jesus Cristo disse certa vez que teríamos aflições nesse mundo (João 16:33), disse também que seríamos perseguidos por sermos discípulo dele (Mateus 5:11), ou seja, a caminhada seria dura. As Escrituras nos revelam uma caminhada muito diferente da que ouvimos das bocas dos profetas da prosperidade.
 O salmista nos relata a sua tamanha fragilidade ao apontar que muitos o tratavam como morto. Assim como um corpo desce à cova, sem força e movimento, o escritor relata a sua condição. Mas em meio ao testemunho de sua angústia, ele persevera em oração; passam-se os anos e suas preces continuam, pois, o seu Socorro é o Senhor que tudo fez, o Soberano Deus. Não! Suas orações não cessam, entes, dia e noite são direcionadas ao Pai.
Esse texto nos mostra algumas coisas:
 1- Apesar de todo o sofrimento, o salmista sabe que a sua esperança e paz só podem vir do seu Deus;
 2- Ele clama dia e noite, perseverando na oração;
 3- Além disso, esse salmo nos mostra a importância da igreja na vida daqueles que estão em lutas.  Não seremos o salvador de ninguém, mas podemos orar juntos com eles, sempre na presença do nosso Senhor;
 4- Mesmo que sejamos filhos de Deus, podemos passar por lutas muito intensas e angustiantes;
 5- Vemos que Deus é soberano, mesmo diante das aflições. Devemos enxergar a sua livre graça;
 Posto isso, vale sempre a pena ressaltar a importância de congregarmos, não estarmos distantes dos irmãos, no entanto, caso estejamos, seja por alguma prisão ou enfermidade, deveremos ter a Palavra do nosso Deus em osso coração e boca! Por isso, leia, ore e cante as Escrituras!
Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: