quarta-feira, 13 de maio de 2015

O MOTIVO DE NOSSA EXISTÊNCIA


Hoje estaremos refletindo um pouco sobre o papel do homem na caminhada cristã, ou seja, para que fomos criados? Existem aqueles que irão dizer que viemos à existência para ajudarmos ao próximo, outros dirão que estamos aqui para pularmos na presença do Senhor, ainda, construirmos igrejas e enchê-las. E ai, "qual é o fim principal do homem?"

Infelizmente, ao longo dos séculos o homem foi se distanciando da Palavra de Deus.  Muitos pastores e bispos tinham seus cargos por conveniência. Poucos eram os que desejavam ser um piedoso servo adorador, ensinando a Verdade para os homens. Enfrentamos muitos anos de escuridão na história da igreja, dias em que era proibida a tradução das Sagradas Escrituras para a língua vernácula, sendo assim, só tinha acesso à Bíblia quem era alfabetizado no Latim e/ou grego.

Paulo escrevendo aos Efésios diz o seguinte: ...nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória  de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no amado...(Efésios 1: 5, 6). Com essa e outras passagens a Assembleia de Westminster (1643 - 1649 - como relatado na Bíblia de Estudos de Genebra) responde a pergunta feita anteriormente: Qual é o fim principal do homem? A resposta é direta: “Glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre”. Logo, podemos concluir que não fomos criados para pularmos e, simplesmente cantarmos músicas dizendo que somos livres, que podemos dançar e gritar; Também não fomos criados simplesmente para construirmos “suntuosos castelos religiosos”. Nós recebemos vida para adorar! Sim, ganhamos o fôlego de vida para vivermos para a glória de Deus. Ao dizer isso, muitos irão indagar: “Então, posso pular na presença de Deus”. A questão é a seguinte: tornaram a graça de Deus barata e, a liberdade defendida por quem deseja dar o “louvor extravagante”, é uma falsa liberdade, sem consciência. Nós fomos libertados da morte espiritual e recebemos vida por meio da morte e ressurreição do Deus Filho. Tudo isso não é para reduzirmos tamanha graça e satisfazer as nossas vontades, antes, que a nossa caminhada esteja alinhada com a vontade de Deus, e a melhor forma de sabermos se estamos caminhando como adorador, é examinarmos as Sagradas Escrituras.

Posto isso, quero deixar claro que não sou contra a diversão sadia, apenas, endossar que o nosso culto é racional e a nossa caminhada cristã deve ser de um adorador consciente. Entendendo isso, certamente pularemos nos lugares certos; construiremos edifícios para a glória de Deus; faremos trabalhos sociais por amor e sermos servos adoradores. Nunca roubaremos a glória de Deus. Não teremos a igreja como uma boate e, nem como uma ong.

Necessitamos de uma vida de oração e meditação nas Sagradas Escrituras, pedindo ao Espírito entendimento da Palavra e, sabedoria para anunciarmos o reino como servos adoradores.
 P     Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, a glória eternamente. Amém. 
(      Romanos 11:36). 
Esse livreto é uma excelente ferramenta para nos ajudar a estudar a Palavra de Deus, você que deseja comprar para se aprofundar mais, clique aqui. Ou leia através do site: Monergismo.

Bibliografia: 
Breve Catecismos de Westminster, Ed. Cultura Cristã.
Bíblia de Estudos de Genebra, Ed. Cultura Cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: