terça-feira, 11 de junho de 2013

Breve Reflexão em 2 Pedro 1: 1-21

  Aos nosso irmãos que estão por todo o mundo, caminhando na fé ensinada pelos apóstolos, dirigida a nós, não por méritos humanos, mas na preciosa justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, nosso Mediador e Redentor, multiplique em nós a graça e a paz, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. Batalhemos pela fé (Judas 3) e rejeitemos todo falso ensino.

  Precisamos viver segundo a orientação do Espírito relatado nas Escrituras e, nunca, nunca por ensinos que descaracterizam o Evangelho, como aqueles que já no primeiro século pregavam falsas doutrinas. "Profetas" diziam ter a verdade, de modo que  para obtermos a salvação era necessário um conhecimento secreto de Deus. Outros ensinavam uma vida cheia do "poder", recebiam novas revelações, inclusive do dia e hora da volta de Cristo. Hoje em dia há muito "poder", muita "profecia", cabe a nós ficarmos com a verdade bíblica, inspirada pelo Espírito Santo, somente essa nos dará o conhecimento de Deus. 

  Acho muito importante o fato de Pedro chamar a atenção para aquilo que aponta direto à glória de Deus, o conhecer a Deus, pois poder de Deus nos direciona à vida e à piedade, ou seja, um viver que retira de nós toda possibilidade de sermos o centro, anula o foco de militarmos pela nossa causa. Precisamos saber qual é a vontade de Deus para nós.
  Deus é o Criador de tudo, é quem nos projetou e Escreveu a nossa história (Salmos 139:16; Efésios 1), todavia, muitas pessoas acham que temos o poder de escrevermos a nossa história. 
  A queda do homem fez com que a perversidade do pecado habitasse nele, logo, sem a graça soberana de Deus, a nossa direção será para longe da glória de Deus, tentaremos ser o foco, chamar atenção para a nossa vontade corrompida e capaz somente de fazer o mal. Entenda, isso não significa que aqueles que não estão em cristo, não façam ações que possam ser caridosas, porém, tudo aquilo que não fazemos visando a glória do nosso Deus, é uma obra que não O glorifica, logo, má. Sendo assim, se não fosse a graça eficaz de Deus, todos nós estaríamos perdidos. "Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto NÃO, vem de vós; é dom de Deus;  não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2: 8, 9).

  Em 2 Pedro 1: 5 ao 7 somos convocados à: associar com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento;

com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade;
 com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Dessa forma, deve ser a caminhada de todo aquele que está em Jesus. Se estamos com a fé transformadora, logo, andemos como alguém que produz frutos de quem foi regenerado.
  Todo eleito perseverará, confirmando a dádiva da salvação e evitando de tropeçar, porém, aquele que não assim proceder, estará como um "cego", não compreendendo o Caminho.
  
  O apóstolo Pedro termina o primeiro capítulo dizendo que o poder de Deus e a volta do nosso Senhor Jesus Cristo não foi ensinada por fábulas, revelações estranhas, ou seja, Pedro não inventou a mensagem do retorno de Cristo, mas ele foi uma testemunha ocular quando Cristo prenunciou o seu retorno glorioso. Nós temos a Bíblia como as Sagradas Escrituras, nossa regra de fé e prática, andemos de acordo com a sua orientação, inspirada pelo Espírito de Deus. 
  Perseveremos na sã doutrina, na verdadeira comunhão, orando uns pelos outros e aguardando a volta do nosso Senhor Jesus Cristo.

Soli Deo gloria



Obs. Aqueles que foram abençoados pelo singelo texto, deixe um comentário, ou envie-me um e-mail: alexb.prof@gmail.com. Se porventura houver alguma sugestão ou correção a pontuar, escreva-me. 
Deus o abençoe.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: