terça-feira, 7 de março de 2017

É O Cordeiro de Deus


No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (João 1: 29) 

Introdução
 Esse versículo carrega consigo um peso confessional muito significativo. João Batista está diante dos homens apontando para Jesus como aquele que é o nosso substituto, levando sobre o seu corpo a punição pelos nossos pecados. Uma segunda carga de confessionalidade que é transmitida através das palavras de João Batista, aponta para o Senhorio do Cordeiro, pois somente o próprio Deus poderá apagar os pecados de seus discípulos. Há a terceira carga confessional: as palavras que saem dos lábios do profeta, é louvor ao Rei da Glória. Apesar dele estar com o "manto da humanidade", sua glória foi revelada a João Batista, e o mesmo não pode conter as palavras: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo".

 No capítulo primeiro do Evangelho de Jesus Cristo segundo o Apóstolo João, é possível lermos inúmeros títulos dado a pessoa de Jesus Cristo:
O Verbo de Deus;
O Verbo sendo Deus;
O Verbo como Criador de Tudo;
A luz dos homens;
Possuidor de glória.

"Vejam! É o Cordeiro de Deus..." 
 No antigo Testamento Jesus era o cordeiro que haveria de prover, mencionado por Abraão a Isac (Gn 2: 28); também foi simbolizado pelo cordeiro pascal no Egito (Exôdo 12); cada cordeiro sacrificado no templo apontava para o cordeiro que viria, Jesus Cristo. O nosso Senhor era o cordeiro que Isaias profetizou que seria levado ao matadouro (Isaias 53: 7). Apesar desses cordeiros cumprirem um propósito estabelecido por Deus, nenhum deles poderá ser como "O" Cordeiro de Deus, o sacrifício preparado pelo próprio Deus, "O" Filho de Deus se entregando em nosso lugar, livrando-nos da ira vindoura (1 Tessalonicenses 1: 10).

"...Que tira o Pecado do Mundo."
 Muitos judeus acreditavam que a garantia da vida eterna estava em pertencer a linhagem de Abraão e, com isso, mantinham uma vida legalista e de ritos, mas os seus corações caminhavam distantes de Deus. Quando João Batista aparece pregando no deserto ele chama todos ao arrependimentos, batizando judeus e gentios. Somente os gentios eram batizados até então, por serem impuros. João Batista aponta o pecado dos homens, não importando quem ele fosse, todos deveriam se arrepender!
 Em Romanos 3: 23 a bíblia faz a seguinte afirmação: "Todos Pecaram..." Logo, seja nascido dentro ou fora da igreja, rico ou pobre, Asiático ou Africano, todos precisam se arrepender!!!

 O homem tenta ser o seu próprio redentor, a história já nos mostra isso nos primeiros capítulos de Gênesis (Gn 3: 7). Ao pecar, Adão e Eva tentam esconder a sua vergonha, agora eles se incomodavam com a nudez. O que eles fazem? Se ajoelham, oram a Deus? Não! Pegam folhas e produzem roupas para tapar a sua nudez. Eles não consultam a Deus. O pecado nos afasta da Santidade de Deus. 
 Mas louvado seja Deus por sua maravilhosa graça. ao ver o homem nu e se afastando de seu Criador, Ele faz roupas para Adão e Eva, usando peles de animais. As vestimentas que eles haviam produzido não apontavam para Deus, então, próprio Deus faz algo tremendo: Sacrifica um animal, pega a sua pele e faz roupas para esconder a vergonha do homem (Gn 3: 21). Mesmo o homem tendo pecado contra o seu Senhor, Deus trabalha com tamanha graça. Esse sacrifício aponta para Cristo: O Cordeiro de Deus que tira o Pecado do mundo; que esconde a nossa vergonha e apaga os nossos pecados.

João 1: 29 e nós
Irmãos, precisamos manter os nossos olhos fixos no Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, pois é ele quem tira o nosso pecado e nos tráz a verdadeira vida. Não foi outra pessoa que cumpriu toda a lei perfeitamente, como nunca antes foi feito; foi Ele quem se entregou por nós na cruz, levando sobre si tamanha humilhação e sofrendo como ovelha muda. Devemos perseverar em anunciar as Boas Novas de Salvação aqueles que não se encontraram com o Cordeiro de Deus, ainda não tiveram suas vidas mudadas. Amigos, quantos estão sofrendo, sem esperança e solitários? Todos precisam do Cordeiro de Deus! "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (João 1: 29) 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: