sexta-feira, 4 de abril de 2014

A Teologia Saudável

Proponho nesse post uma breve reflexão no que diz respeito ao tema Teologia, amada por muitos, no entanto, muito mal compreendida por um outro grande número de pessoas.

Se formos em uma singela igreja, onde o seu pastor nunca tenha feito um curso de teologia, nem mesmo um cursinho básico sobre alguma doutrina, sem dúvida esse pastor fará sua Teologia. Muito bem, como? Uma vez que é apresentado um discurso da pessoa de Deus, seus atributos, seu reino, é feito Teologia, a questão é, se ela é saudável ou não. Posto isso, creio que tanto o individuo que estuda sistematicamente, quanto aquele que nunca leu nenhum tratado teológico usado em seminários, podem fazer uso de uma má Teologia. 
A boa Teologia não busca esgotar o conhecimento da Pessoa de Deus, isso é impossível, porém, os seus atributos comunicáveis, esses sim, procura-se entender, debruçando-se nas Escrituras, sempre com oração e humildade. Logo, uma má compreensão da Escritura Sagrada, poderá gerar um má teologia, produzindo pessoas com uma fraca visão bíblica. 
Nem todos serão como Atanásio debatendo com os Arianos a respeito da divindade de Cristo; ou nem sempre seremos como A. W. Tozer, que sem nunca ter feito uma faculdade teológica escreveu dezenas de obras, edificando geraçõe. Logo, alerto para a necessidade de olharmos para a Escritura com reverência ao Senhor Deus, pois ela é a Palavra de Deus, totalmente inspirada pelo Deus Espírito Santo, anunciando o testemunho do Deus Filho, Salvador de todo aquele que crer.
Lembre-se todos fazemos Teologia, resta saber se caminhamos com uma saudável, ou se ignoramos as doutrinas bíblicas, defendida pelos apóstolos do nosso Senhor.
Venhos incentivar os irmãos a estudarem muito a sua regra de fé e prática (bíblia), estudem a história da igreja, as confissões de fé produzidas na época da reforma. Leiam escritos de John owen, Calvino, Irineu, A. W. Tozer e muitos outros que contribuíram na história do Cristianismo, sempre apontando para a Teologia da Cruz de Cristo.

 Oremos para que o Senhor nos dê um coração que ama a sua Verdade e, pratiquemos obras que glorifiquem a Deus.
Ajude-nos Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: