sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Deus e o servo Jó

  Ao lermos sobre a vida de Jó observamos um belíssimo testemunho de um homem submisso à Deus, porém, tenho notado que a sua história tem sido contada valorizando os pontos menos importantes, ou seja, dando grandiosa exaltação em sua restituição em dobro de tudo quanto perdera. Realmente é uma grande benção, Deus seja louvado, mas, podemos ver a benção e a manifestação de Deus por uma ótica valiosíssima.
  
  No início do primeiro capítulo já temos a informação de quem era Jó, "homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal". Essas são características de um verdadeiro filho de Deus. Em nossos dias, dentro das igrejas vemos a inversão dos valores, primeiro é exposto aquilo que o homem tem ou almeja ter ($) e, afirmam que tudo isso é uma certeza para todos os que são filho de Deus, será? Creio que não.

  Uma fé viva - Jó levantava de madrugada para oferecer holocaustos a Deus, pois esperava que o Senhor perdoasse os pecados dos seus filhos. O servo Jó fazia o papel de sacerdote com o coração de um pastor, zeloso por vidas. Mesmo ele dando testemunho de um filho aprovado, Deus permitiu que ele fosse ao "fundo do poço", perdesse todos os seus bens e seus filhos. A notícia vinha uma após a outra, crueldade, fogo de Deus caindo do céu, desastre - de repente a vida próspera e de paz que Jó tinha tornou-se um "caos". Estava falido, sem os filhos que amava, perdeu até alguns de seus servos. Como seria a sua reação? Espanto? Ira? Vingança? Suicídio?  Jó encontrou força para adorar: "Nu saí do ventre da minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou, bendito seja o nome do Senhor!" (Jó 1: 21). Claro que esse homem não era perfeito, mas foi aprovado por Deus.

  Como se já não bastasse a tragédia sofrida por Jó, satanás, furioso, pede para Deus mais uma chance, alegando que a enfermidade faria o servo Jó blasfemar contra o Senhor. "Teve então tumores malignos desde a planta do pé até o alto da cabeça" (Jó 2: 7) - ainda assim, sua fé não foi abalada, este reconheceu a soberania de Deus (Jó 2:10). 

  Como temos servido ao Deus Criador e Salvador? Em quais circunstâncias somos levados a cantar, ler as Escrituras, ir para igreja, sorrir, agradecer...?  Precisamos refletir se verdadeiramente estamos encarando a fé verdadeira, ou se apenas superficialmente somos levados mecanicamente a cumprirmos uma agenda religiosa.

  "...Deus nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele..."  (Efésios 1:4) Todos quantos afirmam serem filhos de Deus, necessariamente devem santificar-se e ter uma vida irrepreensível, certamente não será com ausência de erros, mas, odiando o pecado e glorificando a Deus, dando sempre testemunho da cruz e a salvação como a maior dádiva recebida, por meio de Cristo Jesus. 
O cristão não chama a atenção para si, não vê no "ter", a sua conquista, e sim, no ser! Somos filhos de Deus, redimidos pelo sangue Santo de Cristo. Se somos de Cristo, jamais foi por merecimento, logo, louvemos ao Deus soberano por tamanha salvação.

  Como nos vemos ao olharmos para dentro de nós? Deus é Majestoso, infinitamente Santo, ai de nós, pobre pecadores, devemos dar graças ao Senhor pela morte de seu Filho, nosso Senhor e Salvador, pois,  quantas vezes murmuramos por tão pouco, pensamos que Deus se esqueceu de nós? O seu eterno propósito é perfeito e nenhum homem poderá mudá-lo. Corramos a corrida do Evangelho, testemunhando da salvação pela graça por meio de Cristo, seu perdão pelos nossos pecados, sua morte substitutiva, a vida eterna. Passemos a falar mais das coisas do alto e menos das da terra - Exaltemos a Deus, mesmo nos momentos mais duros, onde parece que Deus se retira de nós - o que seríamos se verdadeiramente Deus nos abandonasse? não seríamos, não seríamos!

  Em momento algum a vida de Jó esteve em suas próprias mãos, o Deus da vida tinha controle absoluto sobre cada segundo. Precisamos crer nesse Deus. Rejeite todo ensino de que Deus não influência soberanamente na história, tudo está escrito e determinado por Ele! Jó diz no capítulo 42: 1-3 "Respondeu Jó ao Senhor: Bem sei que tudo podes, e nenhum de seus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia..." - Muitas vezes maldizemos determinada fase da nossa vida, damos várias respostas sobre tal evento, porém, quem somos nós? Precisamos caminhar com Deus em sua revelação, Ele se mostra para os Seus pequeninos,  os humildes (Mateus 5:3), pessoas dependentes da livre graça de Deus.

  No verso 10 do último capítulo, encontramos Jó orando pelos seus amigos,  Deus o restitui tudo em dobro. É exatamente nesse ponto onde muitas pessoas ficam agarradas, ou seja, na ação de Deus restituindo Jó -  lembra do primeiro estado  dele? Rico, cheio de servos, família grande, porém, Íntegro e Reto, Temente a Deus, se Desviando do Mal, oferecendo holocaustos pelos seus filhos, então... agora ele não tinha mais aqueles bens, mas tinha Deus para expor como riqueza, a Fonte de todo o conhecimento, supridor e compassivo - isso é tudo! É riqueza, é amor, é vida, Salvação. Jó entendeu que ele Caminhou com Deus, não estava só. Muitos dizem que caminham com Deus, porém, nunca ouviram a Sua voz.

Soli Deo Gloria




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: