sábado, 24 de março de 2012

Antigas Reflexões 2

AGOSTINHO

"...Vou e me alimento para que possa dar a vocês o que possa comer. Sou o que serve a comida, não o dono da casa. Exponho a vocês aquilo do que também eu me alimento para a vida..."

"...Suponham, irmãos, que um homem fizesse um anel para a sua noiva, e que ela viesse a amara o anel de todo coração, com um amor maior do que o amor por seu noivo(...) Tudo bem que ela ame o seu presente, mas se ela disser: "o anel que me deste é o suficiente , não preciso mais ver a sua face," o que diríamos a respeito dela? (...) O noivo deu o penhor a sua noiva para que através deste ele mesmo fosse amado. DEus também lhe deu toda essas coisas.Ame a esse Deus que as fez.



LUTERO

"...Aquele que desejar ouvir Deus falar, que leia a escritura sagrada..."

"...Eu fui cativado por um extraordinário fervor para entender Paulo na epístola aos Romanos. Mas até então (...) uma única palavra no capítulo 1:17, " Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus", estava em meu caminho. Pois eu odiava aquela palavra " a justiça de Deus", que de acordo com o uso e costume de todos os professores, eu havia aprendido a entender filosoficamente, com respeito à justiça formal ou ativa, como a chamavam, com a qual Deus é justo e pune o pecador injusto (...) Todavia , persistentemente golpeava aquela passagem de Paulo, querendo ardentemente entender o que ele quis dizer com "ajustiça de Deus"
Finalmente pela misericórdia de Deus, meditando de dia e de noite, consenti ao contexto das palavras, a saber: "Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé". Então comecei a entender [que] a justiça de Deus é aquela pela qual o justo vive pelo um dom de Deus, em outras palavras, pela fé.



CALVINO

"...Portanto, iluminados pelo poder [do Espírito], acreditamos que as escrituras são de Deus não pelo nosso próprio julgamento [observem isto!] nem pelo julgamento de qualquer outra pessoa; mas, acima de qualquer julgamento humano, afirmamos com absoluta certeza (como se estivéssemos contemplando a majestade do próprio Deus) que esta certeza nos chegou da própria boca de Deus, e não através do ministério de homens..."




SOLI DEO GLORIA








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: