quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Uma data Especial!

  Em outubro comemora-se uma data muito especial, não é o dia das crianças (12/10), aquele dia que você estará levando o seu filho ao parque, brincando com ele, não, não é essa data. Também não estou falando da festa do dia das bruxas (31/10), comemorada em algumas escolas e cursos de inglês.
  Se você ainda não soube dizer que comemoração é essa e, é cristão, ouso dizer que você não conhece a história da Igreja. Eu estou falando da Reforma Protestante do século XVI, comemorada no dia 31 de outubro, dia em que Lutero, um monge católico afixou na porta da igreja de Wittenberg (Alemanha) as suas 95 teses, propondo um diálogo a respeito dos desvios da igreja, a cobrança de indulgências, bem como outras questões.
  O movimento da Reforma Protestante não foi uma explosão imatura e sem fundamento, ela ocasionou uma Reforma na igreja, mas não parou por ai, houve transformação em várias áreas da sociedade, como por exemplo a iniciativa de alfabetizar as classes mais "baixas", traduzir a bíblia para o vernáculo, a construção de hospitais, universidades, cursos para refugiados, etc.
  Os Reformadores buscavam a sã doutrina, a volta às origens do Evangelho. As Escrituras voltariam ser a única regra de fé e prática, a Palavra inspirada pelo Espírito Santo ( 2 Tm 3:16). Homens como Calvino, Zwínglio, Knox, Farel, entre outros, viveram em uma época onde a igreja pregava muito misticismo e a salvação por obras, não muito diferente de muitas igrejas "evangélicas de hoje". A missão desses homens de Reformar a igreja não era política como muitos dizem. Sim, houve influência sobre governos, no entanto, o foco era na Verdade, na centralidade de Cristo, no ensino, na prática da piedade, o foco era dar toda honra e glória ao Deus Soberano! 

  Esse curto texto é um convite aos irmãos para estudarem sobre a história da igreja e a Reforma Protestante. Será que estamos caminhando segundo uma fé bíblica, buscando o âmago do Cristianismo como muitos homens ao longo dos séculos buscaram? Será que estamos adotando um posicionamento parecido como aquele que a igreja católica Romana passou a adotar? Muitas igrejas vendem bençãos através de correntes de oração, afirmando, determinando, marcando hora para o seu milagre chegar, isso é correto? Esquecem do: "seja feita a Sua vontade Senhor". Existem muitos profetas, muitos cantores, muito crente, mas eu pergunto: O que estão anunciando é a fé genuína? Estarmos na igreja não é garantia de salvação, mas, estarmos em Cristo, sim! 

Segue alguns links de blogs que auxiliarão de forma significativa, edificando sua vida na caminhada. Oro para que esse singelo texto renda bons frutos na sua vida.

http://voltemosaoevangelho.com/
http://renatovargens.blogspot.com.br/
http://www.monergismo.com/
http://www.mackenzie.com.br/15906.html


A Deus toda Glória!

Alex Barbosa
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: