sexta-feira, 6 de julho de 2012

O CUIDADO E AMOR PELO REBANHO




  Como ter raiva da chamada de Deus? Ora, Deus te escolheu; como contenderemos com a soberana vontade do Senhor? (Romanos 9:20)
Um lindo texto das escrituras que revela o imenso amor do nosso Senhor, é o capítulo 17 do evangelho de João. É perceptível nesse texto a perfeita Harmonia entre o Filho e o Pai, bem como a obra soberana de Cristo em manifestar o nome de Deus aos homens (Verso 6).
Gosto quando J. C. Ryle diz que "... A Salvação das almas dos homens está nas mãos de Jesus" - Isso significa que não há outro mediador, não existe a interferência humana como muitos creem, não! Jesus diz claramente que o Pai lhe deu, lhe deu quem? E Ele rogaria por esses, esses quem? (versículo 9) 
  Ora, Jesus guardava os seus discípulos, como podemos crer que o Senhor deixará um dos seus se perder? "Enquanto Eu estava com eles, Eu os guardei e os preservei no teu nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura." (Versículo 12)
  O Texto do versículo 12 deixa muito claro que existe um plano de Deus, ou seja, um propósito em guardar os seus, tudo o que está determinado por Deus antes da fundação do mundo será cumprido. Todo homem em sua condição limitada não teria condições de suportar sozinho o peso dessa responsabilidade. Só o Senhor capacita, opera sua vontade em nossos corações e nos habilita a cumprirmos a sua vontade.
  Cristo diz que não roga pelo mundo, mas, "por aqueles que me deste, pois são teus". Existe uma diferença, há uma distinção entre os que Deus dá ao Filho e aqueles que não são entregues ao Filho, ou seja "ordenados à vida eterna", ou como em outras traduções, "destinados à vida eterna" (Atos13:48). E a condição para isso, é a livre vontade de Deus em escolher. 
  O próprio Jesus intercede por nós ao Pai, pedindo que nós estejamos com Ele onde Ele estiver (Versículo 24). Consegue imaginar a intercessão de Cristo sendo em vão ou limitada? Não suficiente para salvar um pecador? Lembre-se, Jesus não perdeu nenhum dos seus. Se o Autor da Criação, Eterno e Soberano intercede por nós... exalte esse Deus, perceba o quanto somos frágeis, mas mesmo assim "nos elegeu para sermos santos e irrepreensíveis diante d'Ele em amor" (Efésios 1:4.
  Aleluia o nosso Deus é poderoso, quem interferirá nos seus planos, quem impedirá a sua eterna vontade? 
  Mesmo nós sendo tão pequeninos, o Deus que habita no lugar santo, alto e sublime, habita também com o contrito e humilde de espírito, vivificando o espírito dos humildes e o coração dos contritos (Isaías 57:15). Amados, se olharmos o capítulo 5 de Mateus, no versículo 3 vemos o Senhor Jesus ensinando que bem aventurado são os humildes de espírito, pois deles é o reino dos céus. Só é possível ter um espírito humilde nascendo de novo. Sendo assim, não significa que eu tenha que ter uma aparência piedosa, mas, verdadeiramente ter um espírito humilde, ou seja, um esvaziamento de si. Para ser filho de Deus é necessário ter um "novo nascimento".   Durante a caminhada teremos falhas, cometendo-as, devem ser acompanhadas por um sentimento de tristeza, pois digo: Deus é tão Santo e amável, e o sentimento que habitará em nosso coração, é o arrependimento genuíno e a certeza da misericórdia de Deus. Com o novo nascimento vem um novo homem, aquele que se alegra na abundante graça do Pai, esperam e confiam no Senhor, sabendo que o melhor estar por vir, a vida Eterna.


Graça e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: