quarta-feira, 6 de março de 2013

Reflexão Sobre a Igreja Evangélica brasileira - Sã doutrina ou Ventos de Doutrinas?

   Escrevo essa mensagem para todos aqueles que dizem ter fé no Cristo das Escrituras.

Oração ao redor da "arca da aliança"
   Gostaria que refletissem sobre a atual situação da igreja e a sua condição no Brasil a respeito da mensagem pregada, há semelhança com aquilo que as sagradas Escrituras apontam? Qual têm sido o foco dos crentes? buscamos o crescimento espiritual, por graça, ou imputamos na igreja a primazia da arte e do entretenimento? Quando se fala em crescimento espiritual, estamos nos debruçando na Palavra de Deus, orando e meditando nela, como quem carece da graça iluminadora do Espírito revelando-nos nas sagradas páginas a direção a ser tomada, ou apenas confiamos nos homens, onde toda direção dita que é do "Espírito" é acatada? A Bíblia tem sido a nossa regra de fé e prática? Muitos dirão que sim, porém, a igreja não vem refletindo isso.
   Muitas igrejas estão buscando a aprovação de uma sociedade corrupta, gananciosa e depravada. Ela abandonou a pregação do Evangelho para fazer menção à prata e o ouro. A mensagem da cruz hoje trás escândalo, dizem que ofende, afasta pessoas - "a cruz deveria ter uma nova forma", quem sabe a do divã. Quando olhamos para as Escrituras lemos o que o apóstolo Paulo escreveu, "Não me envergonho do Evangelho" (Romanos 1:16). Naquela época muitas pessoas já se escandalizavam com a mensagem da cruz. Para esses, era loucura, para a igreja era o poder de Deus (1coríntios 1:18). 
Simbolo da poderosa mão de Deus - Renascer em Cristo
   A televisão brasileira "abre as suas portas" para a igreja, promove premiação para cantores, leva nos seus programas de auditório e permitem seus 15 minutos de fama. Muitos estão achando que o inferno está se curvando e a igreja avançando, mas, saibam de uma coisa, como diz o meu amigo e pastor David Mello, "Todas as vezes na história do cristianismo em que a igreja foi recebida pelos seus antigos opressores, houveram prejuízos para a ela. Quando Constantino "converteu-se" ao cristianismo, ela perdeu muito em essência, foi recebendo cada vez mais influência pagã. Pouco antes da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha quis convencer alguns pastores opositores aliar-se à igreja do  Reich, mas vocês podem afirma que nunca fariam isso, ou seja, não aceitariam estar do lado de Hitler, porém, boa parte da igreja protestante alemã esteve, recebeu privilégios, mas, aos poucos foi fortemente influenciada pelas intenções do partido nazista e, alguns daqueles que não se curvaram foram expulsos do seu país   ou mortos.
   Não se iluda pelos holofotes ou aplausos, não ache que a aceitação da maioria é sinal de fraternidade, ou que os números são provas do crescimento da igreja ao invés de inchaço da mesma. 

   Ouço muito as pessoas falarem que suas igrejas são avivadas, foram despertadas pelo Espírito, pois       enfrentavam uma frieza espiritual. Antes de mais nada, afirmo que o Espírito Santo pode e visita a igreja de Cristo, sem Ele não seríamos igreja, porém, precisamos observar aquilo que está sendo dito como ação do Espírito Santo, avaliando se tal ação contradiz as Escrituras que é inspirada por Ele? Fato que seria confuso, logo, anátema. Ou se o que a Igreja vive e ensina não contradiz o ensino das Escrituras, mas expõe corretamente sua doutrina.
   Posto isso, observando o cenário do "evangelho" atual, esse que cresce assustadoramente, com apóstolos, patriarca, profetas, cantores ($), enfim, afirmam serem da igreja de Cristo, com autoridade para profetizarem o que bem entendem. Sobem montes, fazem correntes, vendem indulgências, quase sempre para conseguirem algo em troca. Eu mesmo já perdi a conta de quantos "anos apostólicos" foram profetizados, sempre com o tema de: "grande realizações, prosperidade, conquistas... por ai vai. 
O "patriarca" Rene Terra Nova
   Outro ponto são os das manifestações absurdas, confesso que muitos poderão me por numa cruz por falar nisso. Quantas e quantas vezes vemos cultos, vigílias, orações em lares nas quais as pessoas são levadas a terem uma "experiência com Deus"... Quantas dessas reuniões são para estudar a Palavra de Deus e orar ao Senhor? Para adorar e interceder pelos santos perseguidos? O que aconteceu em atos 2 é interpretado de maneira a justificarem suas experiências, mas, aquilo é o que vemos hoje? Confusão, palavras e palavras, pessoas e pessoas falando coisas inteligíveis? Ao menos deveria haver um intérprete, e que a mensagem fosse entendida para toda a edificação da igreja, ocorrendo frutos como em Atos 2.
   O crescimento espantoso de tais igrejas é tanto que onde era uma birosca minúscula tornou-se uma igreja, seus pastores na maioria das vezes sem conhecimento das Escrituras, porém, falam de suas experiências pessoais como justificativa.
   Que Evangelho é esse de tanta divisão de denominações, "tanta profecia, língua, avivamento", mas, com pouca profundidade espiritual, pouca semelhança com a igreja testemunhada na bíblia? Afinal, o  que temos visto é a genuína fé bíblica?
  A igreja de Cristo precisa se posicionar, perseverando no ensino dos apóstolos (Atos 2:42) que, certamente não era sair por ai profetizando na vida das pessoas, nem conferindo unção dobrada, muito menos promovendo uma desorganização no culto ao Senhor.
   Acredito que muitos irmãos são sinceros ao relatar as suas experiências, porém, o que vale para um não quer dizer que seja para o outro. 
    Uma igreja que entende que o Espírito está permanente com ela, certamente é uma igreja AVIVADA e entende que precisamos mergulhar em conhecer as Escrituras, ter uma vida de oração e ensinar nada mais do que aquilo que contém na Bíblia - caminhando com prudência. Mas se acreditar em tudo aquilo que por levar o nome de Jesus for uma direção a tomar, ainda que esta esteja contra a Palavra de Deus, correrá grande perigo.

Defesa da fé:

Judas 1:3 "Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos."

2 Timóteo 4:1-5
Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:
prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.




  Assista os vídeos e me diga, isso é o Evangelho?






Soli Deo Gloria













2 comentários:

  1. Texto impecavel..Obrigada Alex..!!
    Continue a escrever sobre este assunto ,pq essas coisas nãoeixarão de existir ,e ntão não devemos deixar de falar!!
    Soli Deo Glória!!!

    ResponderExcluir
  2. Deus seja louvado amada irmã. Cabe a nós a tarefa de batalharmos pelo evangelho, levando a mensagem da salvação, bem como na orientação daqueles que estão sendo mal instruídos. Deus nos ajude irmã.

    Soli Deo Gloria.

    Alex

    ResponderExcluir

Nome:
E-mail: