terça-feira, 18 de setembro de 2012

1 CORIÍNTIOS 12:1-16 TEM TRÊS COISAS A NOS DIZER SOBRE CULTO

Extraído do livro: "O culto espiritual - Um estudo em 1 Coríntios sobre questões atuais e diretrizes bíblicas para o culto" - Reverendo Augustus Nicodemus.


"1. Deus não deseja que sejamos ignorantes quanto à natureza e o uso dos dons espirituais no culto. Mesmo que seja importante experimentarmos e exercermos  esses dons, é igualmente importante (e, num certo sentido, até mais crucial) que estudemos as Escrituras para entendermos melhor  o que são os dons espirituais, quais seus propósitos e de que forma podem ser legitimamente utilizados no culto cristão. É um profundo engano pensar que os dons, porque são espirituais, não podem ser estudados e ser conhecidos por meio de pesquisas bíblica séria. Mesmo que estejam dentro da área prática, são regulados e regidos por conceitos teológicos ou teóricos, como as demais coisas práticas da bíblia. Se não tivermos a doutrina correta acerca dos dons, podemos receber o falso com se fosse verdadeiro e empregar o verdadeiro de forma errada.
2. O Espírito Santo não exalta nada e nem ninguém (nem mesmo a si próprio) além de Cristo no culto. Não é suficiente dizer que o Espírito não deprecia a Cristo e sua obra; é importante reconhecer, igualmente, que o Espírito age principalmente a favor dos interesses de Cristo, visando glorificá-lo e exaltá-lo. Esse princípio se aplica também ao culto cristão. Precisamos resgatar este princípio litúrgico: O culto é voltado para Deus. É teocêntrico - e nisso, cristocêntrico, não antropocêntrico. Nem mesmo manifestações espirituais extraordinárias como curas, milagres e línguas, devem ocupar o lugar de Cristo no culto.
3. Quando o Espírito Santo controla um cristão no culto, ele não fica fora de si, nem perde o domínio próprio, nem os sentidos, como ocorre nas religiões pagãs dominadas por espíritos malignos. Boa parte dos movimentos e ministérios atuais relacionados com a "terceira onda" do Espírito focalizam-se nas experiências, nos fenômenos, nas manifestações sobrenaturais, muitas das quais envolvem perda do controle emocional por parte dos crentes. Um culto onde o Espírito Santo de Deus está verdadeiramente no controle haverá de reproduzir ordem e decência, sobriedade e equilíbrio. é bem verdade que, como alguns exemplos da história da igreja nos mostram, podem haver profunda emoção e mesmo reações físicas, como tremores, desmaios e quedas. Mas até essas coisas ocorrem numa perfeita ordem espiritual, bem diferente da histeria e descontrole que, por vezes, caracterizam alguns encontros neopentecostais."

Creio que toda manifestação do Espírito tem algum propósito, sendo o fim desse, exaltar a Deus. Estamos em uma época onde é perceptível a magnitude que alcançou o afastamento da sã doutrina,em muitas igrejas. A simplicidade e a prática da leitura deram lugar as experiências, a oração tornou-se um meio para buscar "poder". Medite comigo... Quando vemos os Apóstolos hipervalorizando a unção que foi concedida a cada um? Sempre orientavam à igreja a permanecer na sã doutrina, ou seja, passando para frente o que eles aprendiam.
Tudo o que temos, veio por meio de Graça, e imerecidamente, logo, que seja feita a vontade de Deus. Vamos falar de Cristo, vamos falar do evangelho da Cruz.


Soli Deo Gloria





Ver : O culto espiritual - Um estudo em 1 Coríntios sobre questões atuais e diretrizes bíblicas para o culto. Páginas 106 e 107.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: