quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Antigas Reflexões 1


Na vida de Lutero, Calvino e Agostinho


LUTERO

Reflexão de Lutero

Alguns pastores e pregadores são preguiçosos e não servem para nada. Não oram; não lêem; não estudam as escrituras(...) O Chamado do pastor é: vigie, estude e leia. Na verdade não é possível alguém ler as escrituras em excesso e com cuidado demasiado; e aquilo que se lê cuidadosamente, não é possível entender bem demais; e o que se entender bem, não é possível ensinar bem demais; e o que se ensinar bem, não é possível praticar bem demais (...) O diabo (...) O mundo (...) e a nossa carne estão enfurecidos e cheios de cólera contra nós. Portanto, queridos Senhores e irmãos, pastores e pregadores, orem, leiam, estudem, sejam diligentes (...) Esse tempo mau e vergonhoso em vivermos não é época para serem preguiçosos, para dormir e roncar.

Calvino

Reflexão de Calvino

Com toda a minha alma abraço a misericórdia que [Deus] tem exercido para comigo em Jesus Cristo, Expiando os meus pecados com os méritos da sua morte e paixão. Que desta forma Ele possa propiciar todos os meus crimes e falhas, e apagá-los da sua memória (...) Confesso que tenho falhado inúmeras vezes em executar meu ofício adequadamente, e se Ele não tivesse, com sua abundante bondade, me assistido, todo aquele zelo teria sido passageiro e vão (...) Por todas essas razões, testifico e declaro que não tenho qualquer outra segurança para a minha salvação a não ser esta, a saber, Deus é o pai da misericórdia, e que Ele irá mostrar-se como Pai para mim. que reconheci a mim mesmo como miserável pecador.


Agostinho

Reflexão de Agostinho

Durante todos esses anos [de rebelião], onde estava meu livre arbítrio? qual era o lugar obscuro e secreto onde ele estava e do qual foi convocado num instante a fim de que me inclinasse ao teu ugo suave? Quão doce foi para mim estar liberto subitamente destes prazeres infrutíferos que um dia temia perder! Tu o afastaste de mim, Tu que és a alegria soberana e verdadeira. [Eis a frase chave para se entender a alma do agostianismo] Tu os afastavas de mim e tomavas seu lugar, Tu que és mais doce que qualquer prazer, embora não o seja para a carne e o sangue, Tu que excede em brilho toda luz, não obstante mais oculto que qualquer segredo nos nossos corações, Tu que sobrepujas qualquer honra, embora não seja assim aos que se exaltam a si mesmos (...) Ó Senhor, meu Deus, minha Luz, minha Riqueza, e minha Salvação.


Aguardem a número 2!!!!

Graça e paz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: