sábado, 28 de janeiro de 2012

Savonarola - O Florentino Destemido




"Em abril de 1492, na cidade de florença, Itália, em meio À zombeteria vaidade de sua suntuosa vila, está deitado o moribundo Lorenzo de Médici, mais conhecido pelos historiadores como "Lorenzo, o magnífico". Seu rosto está marcado pelo sofrimento, sua mente oprimida pelo medo, sua alma encurvada sob o peso dos seus pecados. Durante décadas ele viveu em grande suntuosidade. Havia lutado com muitos, e quase sempre saído vitorioso. Ele se propôs a viver em pecado e com mais louros para sua cabeça altiva. Apenas uma coisa impedia o bem-sucedido soberano do seu objetivo. O cavaleiro do cavalo amarelo, a morte, havia chegado para reclamar o que lhe era de direito. Embora fosse patrono das artes, poeta, estudioso, estadista e criador de alguns dos mais extravagantes e divertidos carnavais, regados a vinhos de todos os tempos, havia chegado sua hora de morrer.

Contudo, em seu leito de morte, Lorenzo teve uma pitada de conforto. O Papa, ninguém menos que o sujo e completamente corrupto Alexandre VI, compartilho a humilhação de se deparar com um homem que não se deixou manchar, apesar das ameaças, e nem retrocedeu apesar da intimidação.
Alexandre VI era o notório Rodrigo Bórgia, aquele de quem foi dito:"nenhum desafeto que alguma vez tenha sido convidado por Rodrigo Bórgia a ir até o Vaticano retornou de Roma. Atrás do Castelo de santo Ângelo haviam horríveis masmorras, celas sem janelas e os famosos colares de ferro espanhóis. Venenos e facas estavam sempre à mão na corte do Papa Alexandre.

Apenas uma pessoa havia tido a coragem de opor-se ao poderoso Lorenzo de Médici, um monge - o destemido Jerônimo Savonarola , de Florença; um homem que não se deixava corromper.
Para os seus olhos, os famosos e inestimáveis afrescos das paredes da catedral não ofereciam nenhum consolo. se alguém dissesse a ele que aqueles afrescos vieram das mãos habilidosas do famoso frade Angélico, essa notícia não o faria levantar os olhos e nem o animaria o espírito. Até mesmo o saltério de ouro que ele segurava nas mãos não impressionou esse profeta de olhos banhados pelas lágrimas.

Imagine este reformador: Sem atrativos, talvez um homem pequeno, com um olhar ardente e inspirador, pele bronzeada, nariz curvo, aparência triste e dedicação extrema.Sua testa é adornada por um ar de santidade, seus olhos brilham com uma força de penetração que causa temor, sua mente robusta, fértil com pensamentos inspirados por Deus.
Gostaria de lembrar vocês das palavras do homem de Deus Robert Murray McCheyne, da igreja de são pedro, na cidade de Dundee, na Escócia, Quando ele disse: "Um homem santo é uma arma terrível nas mãos de um Deus Santo".
O ferrão de um escorpião é algo até confortável em comparação com a língua de fogo de Savonarola, o profeta-reformador. Sua voz de trombeta ecoou por todo o caminho até o vaticano e, de lá, pelos corredores do próprio inferno. Diante da autoridade sobrenatural que esse homem demonstrava, o Papa, os sacerdotes, os príncipes, o povo e até o próprio príncipe das trevas tremiam.

Todos os dias Savonarola afligia sua alma justa como um relutante espectador das descaradas violações das leis de Deus e dos homens. O modo de vida dos florentinos torturava a vida desse homem de Deus. Debaixo do astuto e mundano governo dos tiranos Médicis, Florença atingiu o ápice de licenciosidade e corrupção.
Naquela época, "vénus se tornara a deusa das artes; Platão, o Deus das letras; cicero, um apóstolo; Virgílio, um santo canonizado. O cardeal Bembo proibiu as pessoas de lerem as epístolas de Paulo, porque o seu "estilo grosseiro" iria corromper o gosto refinado e clássico do leitor. Ele recomendou em vez disso a leitura de Cícero. A divina comédia de dante era anunciada como inferior ao imortal e falsificado canto carnavalesco de Lorenzo. Aristóteles era mais importante do que a bíblia. " Tudo isso, grave bem, foi chamado de "a era dos gostos refinados".
As reformas políticas do destemido pregador foram apenas o começo Em seguida vei o empenho para "limpar p templo". Isto, Creio, foi igual a tentar enxugar um assoalho enlameado.

Não demoraria muito e o fogo do martírio estaria diante de Savonarola; contudo, enquanto isso, outro fogo - o fogo do Espírito Santo - Queimava dentro do coração desse homem eleito por Deus para fazer do calvário uma carga explosiva contra as maquinações do diabo.
Ele ignorava as torres e pompas da igreja. A mitra vermelha cardinalícia oferecida por um Papa ele desdenhou fazendo esse comentário sarcástico: "Não quero nenhum chapéu vermelho, a não ser aquele do martírio, avermelhado com o meu próprio sangue. (E foi exatamente isso que ele teve em suas últimas horas.)
Para esse homem esclarecido veio ainda uma nova consciência de que deus possui olhos santos e que não suporta a iniquidade. Entretanto, embora culto, ele vocifera:"A terra está cheia de derramamento de sangue, mas os clérigos nãos prestam atenção;antes, pelo seu diabólico exemplo trazem morte espiritual sobre todos. eles se afastam de Deus. A piedade deles consiste em passar a noite com prostitutas e os dias inteiros em fofocas nos coros das igrejas, onde o altar é transformado em comércio para o clero. eles dizem que Deus não se importa com o Mundo e tudo é obra do acaso. Também acreditam que Deus não esteja presente no sacramento."

"'Escuta aqui, ó tu igreja imoral' Diz o Senhor. 'Dei-te belíssimas vestes, mas tu as transformaste em ídolos. Dedicastes os vasos sagrados a uma glória inútil; os sacramentos, à simonia (comércio de benção). Em tuas cobiças tu te formastes uma meretriz desavergonhada. antigamente os teus sacerdotes ungidos chamavam os teus sobrinhos de filhos. Agora não falam mais dos sobrinhos; sempre e em toda a parte só falam dos filhos; Criastes lugares públicos por todos os lados, fundando ali uma casa de má fama. E o que faz a meretriz? senta-se no trono de salomão e pede dinheiro a todo mundo. Quem tem riquezas é bem recebido e pode viver como quiser. Mas quem procura praticar o bem é desestimulado.'
"Ó Senhor, meu Deus, eles não permitirão que o bem seja feito! E desta forma, ó igreja prostituta, tu tens exposto a tua impureza para o mundo inteiro, e feito com que o teu mau cheiro chegue até o céu. Tu tens multiplicados as tuas fornicações na Itália, França, na Espanha, e por toda parte.


"'Veja, estenderei a minha mão diz o Senhor, castigarei você, miserável e infame, a minha espada virá sobre teus filhos, sobre tuas casas vergonhosas, sobre as tuas prostitutas, sobre os teus palácios, e a minha justiça fará conhecida. Terra e céu, os anjos, os bons, e os perversos, todos te acusarão, e ninguém estará contigo. entregarei a ti nas mãos do inimigo'".
"Ó sacerdotes e monges, vós, cujo mau exemplo tem enterrado este povo na sepultura da formalidade, digo-vos que este sepulcro explodirá e ficará em pedaços, pois cristo reavivará a sua igreja com o seu espírito Santo."
A carnalidade encolheu-se de medo e começou a conspirar por causa desse ataque. Inimigos irados, amigos preocupados e monges franciscanos invejosos viam os esforços do justo Savonarola com suspeita, zombaria ou medo.
"Que direito tem um sacerdote de aplicar as leis civis? Gritaram eles, "Pode este homem dar a Deus o que é de Cesar?"
Os potentados da igreja tentaram de todas as formas legais e ilegais desviar essa alma abrasada do seu objetivo; mas, até então, tudo havia falhado. Por fim, o Papa Alexandre decidiu excomungar Savonarola

Depois desse decreto que explodiu da igreja católica, a multidão bajuladora, que por anos tinha ficado paralisada ao ouvir sua pregação, caiu de injúrias sobre ele. e quando ele saiu da catedral de são Marcos, onde havia pregado o seu último sermão, as pessoas jogavam pedras nele, vaiaram e assobiaram.Uma alma enfurecida chegou a deslocar o braço do reformador.
Para Savonarola isso foi apenas o começo do sofrimento. Depois por ordem do homem "santo" de Roma, Savonarola foi colocado na grade de torturas. Outro "esporte" que seus algozes jogaram com ele consistia de erguê-lo por uma corda e colocá-lo bem no alto, em seguida, soltá-lo e ficar observando esse servo de Deus ser lançado à terra. Em um único dia, os homens da igreja repetiram com ele por treze vezes esse "agradável tratamento".
E a alma inabalável sobre o infame patíbulo em chamas, respondeu: "DA IGREJA MILITANTE PODEM ATÉ ME EXCOMUNGAREM, MAS NÃO DA IGREJA TRIUNFANTE". E debaixo dessa abençoada esperança Savonarola partiu para estar com o Senhor.

Que Deus envie homem que possuam essa mesma fé, esse mesmo fogo e esse mesmo destemor diante desta hora terrível!"





Queridos leitores, espero que tenham sido edificados, pois esse é um belo testemunho e, diante de tantas igrejas, pastores, enfim, que deturpam o evangelho, venhamos lembra que o evangelho do Senhor é puro e nunca será abandonado. Creiamos no Deus poderoso, creiamos que breve ele voltará. a igreja local pode estar doente, mas, a invisível, segue triunfante! Maranata!



Graça e paz

Por: Alex Barbosa

Bibliografia:

Sedentos por avivamento, Leonard Ravenhill, 1971,pg 185-189

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: