quarta-feira, 22 de julho de 2015

A Trilha e o Peregrino


 A nossa caminhada pode ser semelhante à uma trilha em uma montanha, passando por um caminho bem estreito, inúmeros obstáculos, sofrendo perigos e angústias, mas com uma certeza, é necessário completar a caminhada.
 Um aventureiro experiente não irá se aventurar despreparado, mas levará consigo itens necessários para a sua sobrevivência. Esse exemplo não é muito diferente da caminhada cristã, uma vez que, temos que entrar por uma porta estreita e permanecer no caminho apertado (Mateus 7:13,14) para concluirmos a nossa jornada de peregrinação. Cristo é a porta, entre pela fé.

 O aventureiro não poderá se distrair em sua jornada. Dentro de uma mata fechada e repleta de animais perigosos, ele precisará de atenção para não se perder e bastante cuidado para não se ferir com bichos ou quedas. Na vida cristã, estamos cercados por situações que se assemelham à uma mata fechada. Uma floresta densa pode nos tirar o senso de direção e esconder muitos perigos. No entanto, precisamos manter o foco e seguir o planejamento do guia do nosso caminho, foco nas Escrituras! Não podemos nos distrair com pessoas que tentarão abalar a nossa fé com crenças contra aquilo que é a Verdade, antes, precisamos estar atentos, uma vez que, o Espírito nos guia por meio de sua Palavra, então, nada de desviar o foco, vamos seguir pelo caminho apertado.

 Em dado momento bate um cansaço e precisamos fazer uma pausa para a hidratação, ingerir uns alimentos e descansar um pouco as pernas, nada de pressa! Pois o sucesso vai depender de um bom planejamento. E como é a nossa caminhada como peregrinos? Já pensou em desistir de completar o desafio do reino? Quando estamos cansados, precisamos olhar para o mapa, estudar as Escrituras Sagradas e estarmos sempre orientados. Persevere, pois assim como o trilheiro tem o mapa em suas mãos, mas mesmo distante da chegada ele consegue ver o fim, assim somos nós que temos a Palavra do nosso Deus em nossas mãos e coração, então, olhemos para o que nos espera no fim. Não vamos desanimar, é hora de recarregar as energias. Ore como o salmista: "Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome" (Salmo 86:11). Cante ao Senhor, observe o quanto Deus sustenta os seus e, que é Ele o responsável por nos conduzir no caminho. 
 Recarregada as forças, persevere e não negocie com nada que fuja do planejamento, nada que seja diferente do nosso manual de caminhada. Devemos estar firmados no mapa que é a Palavra.

 Todos aqueles que chegam ao final da trilha poderão contemplar a beleza de alcançar o cume, uma linda paisagem, a beleza da criação de Deus. Os problemas de antes ficaram para trás e passaram  a ser pequenos, agora o trilheiro está acima deles. Ele completou o percurso com êxito. Nós, integrantes da igreja de Cristo ainda não chegamos ao cume, mas estamos no Caminho apertado. Não contemplamos com novos olhos a beleza que veremos na eternidade, onde não haverá mais dor. E as distrações da caminhada ainda não foram destruídas. Para nós, continua sendo necessário vigiar e orar, mas lembre-se: Ele estará conosco todos os dias. Mantenha o foco e caminhe para a glória de Deus.

- Alex Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: