segunda-feira, 2 de outubro de 2017

O olhar do Cordeiro


 Gosto da passagem bíblica e da ênfase no detalhe que João dá no evangelho quando Jesus é levado até Simão/Pedro, João não diz logo aquilo que Jesus falou ao aproximar-se de Simão, mas enfatiza: "Olhando Jesus para ele... (Jo 1: 42). Teria o olhar de Jesus apenas uma reação óbvia? Tenho certeza que não.
 Uma outra porção das Escrituras relata Jesus fixando novamente os olhos em Pedro, dessa vez não foi em um clima de recepção. O apóstolo havia acabado de negar a Jesus (Lucas 22: 61, 62). Vamos ver o detalhe por meio do relado de Lucas, sentindo a ênfase da passagem: "Fixou os olhos em Pedro". Mais uma vez, seria uma simples reação? Não.

 O olhar de Jesus penetra o interior de Pedro, mexendo com todo o seu ser. O que deve ter passado na mente de Pedro quando Cristo fixou os olhos nele e seguiu o seu caminho para o interrogatório, indo posteriormente até a cruz? Pedro era o homem que antecipava-se em fazer perguntas ou responder as inquirições feitas por Jesus. Pedro é aquele servo que conhecia o olhar de seu Senhor. Pedro chora amargamente. Talvez muitas lembranças vieram na mente do discípulo e ele sabia que Jesus não sairia ileso das mãos daqueles homens. Ele reconheceu que havia falhado.

  Aquele olhar de Jesus não o condenou, certamente que não. Aqueles olhos fixos em Pedro eram o olhar do cordeiro indo para o matadouro no lugar daqueles por quem o seu santo sangue iria salvar da ira do Pai. Era um olhar de compaixão, algo que trascende a minha capacidade ilustrativa. Era a maravilhosa graça constrangendo um pobre pecador.

 O Senhor Jesus não só esteve em carne entre nós, mas olhou fixamente nos olhos dos homens. Cristo não veio apenas derramar o seu sangue na cruz, a obra desse santo e precioso ato veio salvar pecadores arrependidos. Olhe para Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: