terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Para que serve a doutrina?



  Doutrina é uma palavra de origem latina e significa ensinamento ou conjunto de ensinamentos, sendo muito usada pelas religiões na sistematização de suas convicções. No cristianismo esse termo é bastante conhecido, inclusive, o Apóstolo Paulo chama a nossa atenção para perseverarmos na "sã doutrina", ou seja, na boa doutrina (2 Timóteo 4: 3).

  Dito isso, percebo que há em muitas igrejas uma barreira em torno da doutrina, um obstáculo que subestima a capacidade do cristão entender verdades que nutrem a alma profundamente. Aliás, não posso deixar de citar o exemplo da Igreja de Tradição Reformada que, foi sedimentada com alicerces profundos, através de uma Teologia que propõe expor a intenção autoral dos textos bíblicos, ou seja, a sã doutrina. Essa igreja vem demonstrando em algumas ocasiões um distanciamento do bom ensino, onde boa parte da igreja não tem noção das doutrinas básicas da fé cristã.

  Por vezes, é possível ver líderes menosprezando a doutrina e em resposta dizem estar mais preocupados com o amor de Jesus, com relacionamentos saudáveis. Pergunto: Como seremos amáveis com os nossos inimigos (Mateus 5: 44) se não entendermos a nossa natureza pecaminosa, a santidade de Deus e a morte e ressurreição de Cristo? Como anunciaremos o Evangelho se não sabemos que a Boa Notícia é Cristo? Sim, relacionamento é necessário, porém, não o temos como separar da doutrina.

  Lembro-me de quando depois de muito tempo em uma igreja Evangélica meus olhos se abriram para a sã doutrina e as Escrituras Sagradas passaram a ter mais valor para mim, eu queria entendê-las de acordo com a intenção autoral. Eu via Paulo encorajando Timóteo a permanecer na sã doutrina, encorajamento porque muitos iriam fugir da boa doutrina e seguiriam os seus próprios caminhos.

  Devemos ensinar aos nossos irmãos a prática da oração por iluminação na leitura das Sagradas Escrituras, bem como o contentamento quando não alcançamos o conhecimento desejado. Além disso, Jamais dizer que devemos ter menos doutrina e mais comunhão. Uma coisa não exclui a outra.

  Para concluir, citarei algumas doutrinas e como elas são  úteis em nossas vidas: Criação, Pecado, Trindade, Salvação, etc... são doutrinas que, ainda que não a dominemos exaustivamente, precisamos saber o necessário tanto para a nossa compreensão da fé, nos levando a um entendimento mais profundo da pessoa de Deus; anunciarmos o Deus que nós servimos: Pai, Filho e Espírito, além disso, confortarmos os irmãos mais "fracos" a perseverarem no Caminho. 
Toda glória seja dada a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: