quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

As Escrituras ou a Tradição?


 Crer na igreja e não nas Sagradas Escrituras como nossa única regra de fé e prática é rasgar a revelação de Deus. Estive vendo um vídeo do Padre Pedro Paulo, sacerdote da Igreja Católica Romana, um senhor muito conhecido. Ele disse que nós protestantes cremos na Bíblia, ou seja, sendo o conteúdo das Escrituras aquilo que nos direcionará. Segundo ele, isso não seria o adequado, logo, o correto estaria na crença de que devemos crer naquilo que a igreja crê. O que ele quer dizer é: A tradição é superior as Sagradas Letras. Ao ter isso como base, o Catolicismo Romano derruba a tradição de vários pais da igreja (Cito alguns: Irineu, Clemente de Alexandria, Tertuliano), curioso isso, não?!
 Para muitos, pode parecer que estamos falando a mesma coisa, mas, não é verdade. A Igreja Cristã de tradição Protestante entende que a Bíblia é a Palavra de Deus, verdade infalível e inerrante. Ela é a norma que todo aquele que se diz cristão deve seguir; já para a Igreja Romana, é a igreja (Tradição) que determina aquilo em que eu devo crer.  O que é um grande perigo e heresia.
 Posto isso, recorro para as palavras do Verbo de Deus, aquele que é a Palavra: Jesus Cristo! “Santifica-nos na verdade, a tua palavra é a verdade” (João 17: 17). Ainda que a igreja, o corpo de Cristo tenha a sua importância na caminhada de todo cristão, será as Sagradas letras a principal ferramenta de santificação, e não a igreja! ”Não lestes que desde o princípio o Criador os fez homem e mulher...” (Mateus 19: 4). Jesus recorre ao Antigo Testamento para dar a sua resposta. O Apóstolo Paulo não faz diferente, orienta o jovem Timóteo a ficar firme nas Sagradas Escrituras: “E que desde a tua meninice sabes as Sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para a repreensão, para a correção, para instruir em justiça” (2 Timóteo 3: 15, 16).
 Todo homem, mulher e crianças devem ter acesso a Palavra de Deus e, por meio da iluminação do Espírito Santo todos sermos orientados na caminhada, crescendo na graça e no conhecimento.
 Houve um tempo na história em que a Igreja de Romana impediu com que a Bíblia fosse traduzida para a língua nativa dos povos e, ainda que fosse acessível, a maioria dos cidadãos não sabiam ler. Mas, Deus em sua infinita graça, sempre levantou homens dispostos a levarem as Sagradas Letras para o povo, mesmo sabendo que isso poderia custar suas vidas.
A Reforma Protestante do século XVI trouxe luz para os homens: houve a tradução da Bíblia para várias línguas, além disso, sendo distribuída para muitos povos. Escolas foram criadas e, muitos passaram a ler a palavra do Senhor.
 Não pretendo atacar pessoas que professam o Catolicismo Romano, antes, alerta-las: Em nenhuma parte da Bíblia a tradição é maior do que a Palavra de Deus, nenhum homem tem o direito de interpretá-la como quiser (2 Pedro 1: 20).

“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples”.
Salmo 19: 7


- Alex Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: