terça-feira, 27 de setembro de 2016

Jó e a Glória de Deus

E o Senhor disse mais a Jó: Aquele que contesta o todo poderoso poderá corrigi-lo? Responda isso quem acusa a Deus.
Então Jó respondeu ao Senhor: Eu não sou digno; que te responderia? Pelo contrário, tapo a boca com as mãos... Então... o Senhor Respondeu a Jó: Prepara-te como homem que és; eu perguntarei e tu me responderás. (Jó 40 1, 3, 5, 7)

 Se olharmos para o livro de Jó sem conhecermos a face de Deus certamente iremos classifica-lo como um tirano, pois, como um Deus bom pode permitir que um servo seu chegue em um estado tão deplorável?

 Jó era um homem justo e possuía uma vida de retidão, provavelmente levava muitas pessoas a terem inveja dele, se não chegasse a tanto, pelo menos muitos deveriam acha-lo um homem desequilibrado na fé, isso por sua tamanhã devoção a Deus.

 Deus é o Senhor Criador e sustentador do universo, o doador do fôlego de vida, o oleiro que dá forma ao barro. Para entender Deus, precisamos nos guiar a partir daquilo que é revelado em sua Palavra, mesmo assim, por vezes prosseguimos além da revelação, quando isso ocorre, nos esbarramos em nós mesmos, ou seja, no muro de nossa limitação, pecamos! 

 O homem acha que possui a glória de Deus, mesmo ele não afirmando isso. A criatura não se vê como criação quando questiona a Deus, antes, como alguém igual a Deus. O único que esteve nesse posto de igualdade a Deus foi Jesus Cristo. Apesar de pertencente a mesma essência do Pai, encarnou, se entregou por nós pecadores, reconciliando-nos com o Pai. Nós, porém, muitas vezes nos achamos injustiçados.

 Glórias a Deus por sua graça e misericórdia que abre os nossos olhos, nos visita na escuridão do nosso finito saber e, assim, nos prostramos diante da poderosa glória de Deus. Deus governa o universo para a sua própria glória! Quando nada existia Ele estava lá: Pai, Filho e Espírito, glória eterna. 

 Deus nunca havia abandonado Jó, Deus sustentou a fé do seu servo, mostrou-se como Criador e sustentador de tudo. Ele estava com Jó. 
 Vemos no trecho bíblico que o servo Jó lembra de sua finitude e reconhece que diante do seu Senhor ele precisa se prostrar, se calar... Jó passa a "ver" o Deus da glória (Jó 42:5), isso basta para ele. Para Jó, Ele tem tudo.
Soli Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
E-mail: